twitter Facebook Google Pluss Youtube Google Pluss
Anuncie aqui!


BLOG=VALCEMIR VAMOS APRENDER JUNTO

Vídeo Mar Morto em Israel

Olha um pequeno filme que fiz da panorâmica sobre o Mar Morto. Pode-se reparar as montanhas do outro lado que são já a Jordânia.

O Mar Morto tem este nome devido ao facto da quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna – nas suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo. Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior.






blog=valcemir

Mar Morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mar Morto
Mar Morto





O Mar Morto visto do espaço, com as áreas de extração de sal ao sul.
LocalizaçãoOriente Médio
TipoEndorreico
Área da superfície1050 km²
Afluentesrio Jordão
Comprimento máximo80 km
Largura máxima18 km
Profundidade máxima378 m
Volume147 km³
País(es) Israel
 Jordânia

A alta salinidade do Mar Morto permite a flutuação de um turista.
Mar Morto (em hebraicoים המלחtransl. Loudspeaker.svg? Yam ha-Melah; em árabeالبحر الميت, transl. Loudspeaker.svg? Al Bahr al Mayyit) é um lago de água salgada do Oriente Médio.
Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura de máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a JordâniaIsrael e a Cisjordânia[1].
Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, para além da natural evaporação das suas águas. Contudo, os especialistas são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda tenderá a estabilizar paralelamente à estudos que levem à sua conservação e preservação, portanto, o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, segundo estes, nem hoje nem no futuro[2].
Atualmente, a contínua perda das suas águas (como já se referiu tem as suas causas na cada vez maior captação das águas do Rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia) causa uma contínua redução em sua área e profundidade, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo. No ano de 2004, este nível estava próximo de 417 m abaixo do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo, e a tendência é o aumento deste desnível durante o século XXI.
O Mar Morto tem esse nome devido a grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, e então seria impossivel qualquer forma de vida em suas aguas.[3][4] Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos desais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior[1].
A designação de Mar Morto só passou a ser utilizada a partir do século II da era cristã. Ao longo dos séculos anteriores, vários foram os nomes pelos quais era conhecido, entre outras fontes, a Bíblia Sagrada, concretamente alguns dos Livros do Antigo Testamento. Assim, nos Livros Génesis 14,3 e Josué 3,16 aparece com o nome de Mar Salgado. Com o nome de Mar de Arabá aparece em Deuteronómio 3,17 e em II Reis 14,25. Já em Joel 2,20 e Zacarias 14,8 surge como Mar Oriental. Fora da Bíblia Sagrada, Flávio Josefo chamou-lhe Lago de Asfalto e o Talmude designou-o por Mar de Sodoma, Mar de Lot entre outros nomes que ele recebeu.
O Mar Morto contém a água mais salgada do mundo. Essa grande quantidade de salaumenta sua flutuabilidade, e os banhistas bóiam facilmente.

Referências

  1. ↑ a b “Por que o Mar Morto recebe este nome?” no site MundoEducação.com.br acessado a 16 de junho de 2009
  2.  “Mar Morto” tradução automática, mas com referências fiáveis no site Shvoong.comacessado a 16 de junho de 2009
  3.  http://www.itqb.unl.pt/~Metalloproteins_Bioenergetics/news/CM06032004.htm "Artigo de Jornal sobre vários microorganismos extremófilos" 

blog valcemir

Palestina – Cisjordânia

Aqui em baixo um pequeno vídeo  na Palestina – Cisjordânia na cidade de Jericó.

Video Palestina


 A Palestina é sem dúvida um território único cheio de gente sofrida, simpática e com muita compaixão e força naquilo em que acreditam.  Jericó e Belém. Locais sagrados, Oásis no meio do deserto. Vale mesmo a pena visitar. Jericó além de ser uma das cidades mais antigas do mundo, foi local de passagem de Jesus Cristo. Local onde está a montanha onde Jesus falou com o diabo, local onde jejuou por 40 dias.
blog valcemir



Evangelho de Lucas, capítulo 4: Jesus tentado pelo diabo

iiiEvangelho de Lucas, capítulo 4: Jesus tentado pelo diabo
  1. Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
  2. E, tento jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
  3. E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
  4. Ele, porém, respondendo, disse: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
  5. Então o diabo o transportou à cidade santa, e o colocou sobre o pináculo do templo.
  6. E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordem a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
  7. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
  8. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
  9. E disse-lhe: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
  10. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
  11. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviram. “

Evangelho de Lucas, capítulo 4

  1. E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou ao Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
  2. E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma e, terminados eles, teve fome.
  3. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
  4. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
  5. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
  6. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero;
  7. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
  8. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
  9. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
  10. Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
  11. E que sustenham nas suas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
  12. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
  13. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. “
blog valcemir

Rio Jordão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Jordão
BnotYaakovBridge.JPG
Comprimento190 km
Nascenteencosta do monte Hérmon
FozMar Morto
País(es) Israel
 Jordânia

Rio Jordão.

Baptismo de Jesus no Rio Jordão, fresco de Masolino da Panicale.
Rio Jordão (hebraico: נהר הירדןnehar hayarden; árabe: nahr al-urdun) é um rio de grande importância religiosa que se situa na Terra Santa, formando o talvegue doVale do Jordão, a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro).O rio desagua no Mar Morto.
As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura, tanto do lado de Israel como do lado da Jordânia.

Índice

 [esconder]

[editar]Características

Nasce na encosta do monte Hérmon, atravessa os Lago Hulé e segue depois até aoMar da Galileia, para desaguar no Mar Morto[1]. A nascente situa-se na Jordânia e, ajusante, a Samaria.
O rio tem profundidade média de 1 a 3 metros e largura de 30 metros. Na maior parte de seu curso o rio se encontra abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto.
a característica principal do rio Jordão é o seu progressivo aumento de salinidade à medida que avança para o Mar Morto. De facto, penetra doce no Lago de Tiberíades mas saliniza a partir daí até chegar ao Mar Morto que, com 325 partes por mil de salinidade, é 25 % mais salino que os oceanos.
Atualmente o Vale do Jordão constitui um significativo trecho da fronteira Israel-Jordânia. No seu trecho final, este rio corre entre margens desérticas.

[editar]Afluentes

[editar]Degradação ambiental

Devido ao intenso uso de suas águas para consumo humano e para atividades agrícolas, o rio teve sua vazão original reduzida em 90%.[1] Além disso, os níveis de poluição são bastante elevados, especialmente após o Mar da Galileia[1][2]

[editar]Importância histórica

O povo de Israel atravessou o rio a seco segundo o Livro de Josué (cap.3), da Bíblia Hebraica. Também foi atravessado a seco por Elias e Eliseu.
Por intermédio de Eliseu, segundo a Bíblia Hebraica, houve dois milagres no Jordão: a cura deNaamã por ter mergulhado sete vezes no rio; e fez flutuar um machado (II Reis 5:14, 6:6).
De acordo com os EvangelhosJoão Batista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi batizado e não terá sido longe daí que decorreu o período das suastentações.
Hoje em dia é uma das maiores fontes de água de Israel.

[editar]Ver também

Referências

  VOTAR PARA O BLOG PRINCIPAL CLICAR AQUI     
                                     http://blogvalcemir.blogspot.com/
DESCRIÇÃO-AQUI.