twitter Facebook Google Pluss Youtube Google Pluss
Anuncie aqui!

Etapas do Caminho da Dor de Jesus Cristo na Via Dolorosa em Jerusalém

« Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas e por vossos filhos!… porque se assim com o lenho verde, o que acontecerá com o seco? Lc. 23, 28, 31
A 8ª Estação da Via Crucis é indicada por uma Cruz latina, incisa sobre um dos muros do mosteiro grego. Próximos elevam-se a abside e o tecto da Basílica do Santo Sepulcro marcando o lugar da morte de Jesus.
8ª Estação da Via Dolorosa - Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Foto da Cruz latina na parede de um dos muros do mosteiro grego na Via Dolorosa.
Seguia-O uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e O lamentavam. Voltando-se para elas, Jesus disse: Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos (Lc 23, 28).

1ª Estação da Via Dolorosa – Jesus é condenado à morte

« Então de Caifás conduziram Jesus ao Pretório. » Jo. 18, 28.
O pátio interno do Colégio de Omar faz-se pleno no momento em que os Franciscanos iniciam a “Via Crucis”. O minarete à esquerda e tradicionalmente chamado de “a Torre António”. Faz lembrar o lugar da fortaleza romana Antonia, onde Jesus foi condenado. Caifás era o sumo sacerdote judeu que presidiu dois dos julgamentos de Jesus.
1ª Estação da Via Dolorosa - Jesus é condenado à morte
« No primeiro julgamento, Caifás cinicamente presidiu uma demonstração pública de perjúrios. Quando Jesus permaneceu calado sem se rebaixar ao nível de seus acusadores, Caifás impacientemente demandou uma resposta direita à pergunta de ser ele ou não o Filho de Deus. Ouvindo uma resposta afirmativa, de modo hipócrita rasgou suas vestes, fingindo estar chocado, e declarou: “Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfémia!” (Mateus 26:65). Ele então assistiu, sem interferir, a uma multidão profana que cuspia em Jesus e o ridicularizava.

O açoitamento de Jesus

Uma das cenas mais infelizes dos último dia de Cristo é o seu açoite e humilhação durante o julgamento. Um pequeno vídeo do filme a Paixão de Jesus na altura em que este estava a ser castigado.
O ódio de Caifás pelo caminho de Deus não terminou com a morte de Jesus. Ele continuou activo, perseguindo a Pedro e a João (Atos 4:6) e provavelmente era o sumo sacerdote mencionado em Atos 5:17-21, 27; 7:1 e em 9:1, o qual perseguia os cristãos com todo o vigor. » in 
Pilatos tornou a entrar no pretório, chamou Jesus e disse-Lhe: “Tu és o rei dos judeus?” (…) Respondeu Jesus:” O Meu Reino não é deste mundo; se o Meu Rei­no fosse deste mundo, pelejariam os Meus servos, para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas o Meu Reino não é daqui” (Jo 18,33 e 36).

2ª Estação da Via Dolorosa – Jesus carrega a sua Cruz

« Pilatos, então tomou Jesus e mando-o flagelar. » Jo. 19, 1, em seguida « entregou-o para ser condenado. » Jo. 19, 16.
Capelas franciscanas, lugares da Condenação e da Flagelação. Estas duas capelas foram construídas em parte, sobre o Litostrato onde Jesus segundo a Tradição, foi condenado à morte.
O Litostrato (pavimento):
« E os soldados conduziram-No ao interior do Palácio…e Pilatos fê-Lo sentar-se no Tribunal no lugar chamado de “Pavimento”. Jo 19,13
Sob o Convento de Ecce Homo, pode-se ver um pavimento, construído por Adriano no século II d.C. Neste lugar os cristãos recordam o início da Paixão de Jesus; A coroa de espinhos (jogo do Rei); sua condenação à morte (Litostrato); o início da Via Crucis na estrada romana feita de pedras estriadas.









3ª Estação da Via Dolorosa – Jesus cai pela primeira vez

« Não tenho perto quem me console, quem me reanime. » Lam. 1, 16
Na esquina da rua el Wadi encontra-se a capela polaca. Na entrada, um relevo esculpido por Thadeus Zkieilinsky, representa Jesus caído sob o peso da cruz.
3ª Estação da Via Dolorosa - Jesus cai pela primeira vez
Mas Ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades. O castigo que nos salva pesou so­bre Ele, e fomos curados graças às suas chagas (Is 53, 5).

O Arco de Ecce Homo na Via Dolorosa Jerusalém

« E Pilatos disse-lhes: Eis o Homem! (em latim Ecce Homo) » Jo. 19, 5
Uma parte originária do Arco de Adriano (século II d.C), e que deveria servir de arco-este à Aelia Capitolina, é conservada na Basílica de “Ecce Homo”. Segundo a Tradição, seria o lugar onde Pilatos apresentou Jesus ao povo dizendo: “Eis o homem!”
2ª Estação da Via Dolorosa - Jesus carrega a sua Cruz
Foto do Arco de Ecce Homo em Jerusalém por 
Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direcção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota (Jo 19, 17).
11ª Estação da Via Dolorosa - Jesus é pregado na cruz


4ª Estação da Via Dolorosa – Jesus encontra a sua Mãe

« Vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede: Há dor como a minha? » Lam. 1, 12


Foto por 
A Tradição diz que Maria, Mãe de Jesus estava o caminho do Calvário para ver passar o Filho. Aqui, neste oratório arménio católico, os cristãos recordam a dor de Maria ao ver passar o Jesus.
4ª Estação da Via Dolorosa - Jesus encontra a sua Mãe

Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este Menino está destinado a ser uma causa de queda para muitos homens em israele a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada trespassará a tua alma (Lc 2, 34-35).

5ª Estação da Via Dolorosa – Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a Cruz

« Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Si­mão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no que Lhe levasse a cruz. » Mc. 15, 20-21
Simão Cirineu foi escolhido pelos romanos para que ajudasse Jesus na sua Via Dolorosa já que Jesus se encontrava já muito debilitado. Os soldados romanos receiam que o Divino condenado venha a morrer, antes mesmo de chegar ao Gólgota. É urgente encontrar alguém que O auxilie a terminar o percurso.
5ª Estação da Via Dolorosa - Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a Cruz
Foto da placa da 5ª Estação da Via Dolorosa por 
A 5ª Estação da Via Crucis é indicada por um oratório franciscano. Deste local, a Via Dolorosa segue gradualmente em direcção da “Golgota”.
11ª Estação da Via Dolorosa - Jesus é pregado na cruz

Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a Cruz

Acerto momento da Caminhada da Dor de Jesus, um tal Simão de Cirene revoltou-se contra os presentes argumentando que ele defenderia jesus sem olhar a consequências. Um bonito momento de compaixão e ajuda de Simão a Jesus. Um pequeno vídeo do filme a Paixão de Jesus na altura em que este estava é ajudado por Simão Cireneu.



6ª Estação da Via Dolorosa – Verónica enxagua o rosto de Jesus

« O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti e te seja benigno. » Nm. 6, 25
Altar com um candelabro de sete braços, no oratório do convento das Pequenas Irmãs de Jesus. Este convento foi restaurado em 1953 no lugar onde a Tradição situa a cada de Verónica. As ruínas no sub-solo, pertencem provavelmente a um mosteiro dedicado aos   construído entre 546 e 563









6ª Estação da Via Dolorosa - Verónica enxagua o rosto de Jesus






6ª Estação da Via Dolorosa - Verónica enxagua o rosto de Jesus




« Jesus deu um grande grito: “Eli, Eli lama sabachtani?”, isto é, “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” Mt. 27, 46
« Jesus porém, tornando a dar um grande grito, entregou o espírito”. Mt. 27, 50
O altar grego é erigido sobre a rocha do Calvário, lugar onde fora levantada a Cruz de Jesus e as dos dois ladrões. De estilo oriental, é ricamente decorada. Ao lado na rocha, vê-se uma larga fenda provocada por um terremoto.
12ª Estação da Via Dolorosa - Jesus morre na Cruz
Ente os dois grandes altares do Calvário, existe um altar com uma estátua de madeira. É obra do século XVI, veio de lisboaem 1778. Lembra a dor de Nossa Senhora e simboliza o sofrimento de todas as mães que perdem um filho.
12ª Estação da Via Dolorosa - Jesus morre na Cruz
Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: “Tudo está consumado”. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito. Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro que com Ele foram crucificados.Chegando porém, a Jesus, como O vissem já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-Lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu sangue e água (Jo 19, 30; 32-34).

As sete palavras de Jesus na cruz

As sete palavras de Jesus na cruz são as sete breves frases pronunciadas por Jesus durante sua crucificação.
  1. “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.” (Lucas, 23:34)
  2. “Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43)
  3. “Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe.” (João 19:26-27)
  4. “Eli, Eli, lama sabachthani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34)
  5. “Tenho sede”. (João 19:28)
  6. Está consumado” (João 19:30)
  7. “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. (Lucas 23 46)
Depois das frases, mais um pequeno vídeo do filme a Paixão de Jesus na altura em que este estava a ser castigado.








« José de Arimatéia, membro do Conselho, homem bom e justo, indo procurar Pilatos, pediu o corpo de Jesus. E descendo-o, envolveu-o num lençol…» Lc. 23, 50.52-53
No momento que Jesus foi tirado da Cruz, sua Mãe estava lá. Neste local dentro da Basílica do Santo Sepulcro, há a pedra da unção de Jesus onde foi colocado o seu corpo. Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois, e tirou o corpo de Jesus. Acompanhou-o Nicodemos, levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e O envolveram em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar (Jo 19, 38-40).
pedra da unção de Jesus onde foi colocado o seu corpo.
Pedra da unção de Jesus onde foi colocado o seu corpo. Como pode reparar os peregrinos vêm beijar a pedra e esfregá-la com lenços e tecidos para mais tarde poderem ter um tecido tocado na pedra sagrada onde foi colocado o corpo de Jesus.
13ª Estação da Via Dolorosa - O corpo de Jesus é tirado da Cruz
Foto de vista superior da Pedra da unção de Jesus por Samuel Santos do Dobrar Fronteiras.


« José, tomando o corpo, envolveu-o num lençol limpo e po-lo no seu túmulo novo, que talhara na rocha. em seguida rolou uma grande pedra para a entrada do túmulo.» Mt 27, 59
Este é o lugar mais santo da cristandade, o lugar da sepultura e da Ressurreição de Cristo. O túmulo, fechado numa capela própria é o ponto central de toda a Basílica do Santo Sepulcro.
14ª Estação da Via Dolorosa - O corpo de Jesus é posto no Sepulcro
A construção que engloba o túmulo de Jesus na Basílica do Santo Sepulcro.
A construção que engloba o túmulo foi erigida pelos Cruzados sobre a base bizantina da época do Imperador Constantino. Aqui dentro há 2 câmaras, uma que se chama a sala do Anjo onde está a Pedra do Anjo – a pedra na qual foi fechada a porta da tumba de Jesus, e a outra onde esteve o corpo de Jesus. Aqui na sala do Anjo podemos acender uma vela na chama do anjo. Depois podemos apagar a vela e mais tarde acender em casa.
14ª Estação da Via Dolorosa - O corpo de Jesus é posto no Sepulcro
Capela do Anjo com a pedra Santa no Santo Sepulcro Jerusalém Israel.
Jesus está vivo.
« O anjo disse às mulheres: “Não vos espanteis! Estais procurando Jesus da Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui» Mc. 16,6
Aleluia – Aleluia – Aleluia
14ª Estação da Via Dolorosa - O corpo de Jesus é posto no Sepulcro 


 blog=valcemi: Jesus é o Salvador divino. No princípio, tudo se concentra nesta verdade surpresa. Antes mesmo de seu nascimento, o anjo enviado por Deus ordena a Maria que dê ao menino o nome de Jesus (que significa o Senhor salva, 1:31). Aos pastores o anjo deu "novas de grande alegria" (2:10) de que na cidade de Davi nascera o Salvador, que é Cristo, o Senhor (2:11). E no primeiro anúncio público que o Senhor fez a respeito de sua missão, afirmou de modo inequívoco que ele era o divino Salvador acerca de quem os escritos sagrados do Antigo Testamento faziam referência (4:17-21). 
A partir desse momento, observamos de que forma o Senhor Jesus se revela como o Redentor divino que veio para salvar os perdidos. Salva do poder dos espíritos maus (4:33-36), de enfermidades graves (4:38-40), da lepra (5:12, 13) e, inclusive, do poder e das conseqüências do pecado (5:20-26). Além disso, Lucas nos apresenta Jesus como o Salvador Todo-poderoso que tem poder e autoridade divina para ressuscitar mortos (7:12-17). Sendo um com o Pai, tem igualmente poder sobre a natureza e pode salvar seus discípulos de uma violenta tempestade (8:22-25), e livrar da fome a multidão (9:11-17). 
Depois de haver-se revelado como o Salvador Todo-poderoso e de os apóstolos o haverem confessado como o Cristo (9:18-20), Jesus começa a mostrar a seus seguidores que para ele poder ser o Salvador divino deles, primeiro ele devia sofrer e morrer (9:22). 
As palavras pronunciadas pelo Senhor Jesus em 19:10, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido", cristalizam a maravilhosa mensagem do evangelho segundo São Lucas. 
Lucas demonstra-nos que o Senhor Jesus veio como Salvador em sentido universal - para os povos de todos os tempos e de todas as condições, para os judeus (1:13, 2:10), para os samaritanos (9:51-56), para os pagãos (2:23; 3:6, 38), para os publicanos, para os pecadores e desprezados (7:37-50) bem como para pessoas respeitáveis (7:36), para os pobres (1:53) e também para os ricos (19:2; 23:50). 
Ao mesmo tempo, nosso Senhor advertiu seriamente a todos de que embora ele tivesse vindo para salvar e não para destuir, todos quantos se negavam a ser salvos por ele trariam sobre si mesmos sofrimentos (19:27, 41:44). 
O evangelho segundo São Lucas proclama as boas-novas do Senhor Jesus, que não somente afirmava ser o Salvador divino, mas também se revelava como o Redentor Todo-Poderoso e Unigênito Filho de Deus. Mediante sua ressurreição e ascensão (24:50-53), demonstrou finalmente a verdade de suas afirmativas e a autencidade de sua auto-revelação como Salvador do mundo, enviado, aprovado e equipado por Deus (4:17-21; 10:22). 




blog valcemir dividido em 12 partes este video    

blog= valcemir obrigado jesus por morrer por mim  


                                        VOTAR PARA O BLOG PRINCIPAL CLICAR AQUI     
                                                                           http://blogvalcemir.blogspot.com/
DESCRIÇÃO-AQUI.